Escultura homenageia tradições seculares

2016-09-22

É um dos principais ícones da pesca tradicional e da famosa gastronomia de Quarteira. A Junta de Freguesia (JF) transformou-o em símbolo e a sua inauguração marcou um momento especial das comemorações alusivas ao Dia da Cidade.

Da autoria de Carlos de Oliveira Correia, a escultura feita de aço ergue-se agora na Rotunda do Polvo para surpreender quem passa na avenida Carlos Mota Pinto.

“Optámos por um símbolo da nossa pesca, pois não podemos esquecer as fortes tradições piscatórias de Quarteira e também a influência desta atividade na economia local. Para além disso o polvo é um dos elementos gastronómicos que mais fama dá à nossa cozinha regional e estará sempre ligado aos hábitos e costumes da nossa terra”, sublinha o Presidente da JF de Quarteira, Telmo Pinto. A inauguração do monumento escultórico na Rotunda do Polvo contou com a presença de Telmo Pinto e do Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vitor Aleixo, bem como de Francisco Amaral, Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, concelho de onde é natural o artista Carlos de Oliveira Correia que também participou na cerimónia.