Inscrições para Aulas de Danças Sociais

2020-09-03

Aulas de danças sociais em Quarteira promovem envelhecimento ativo e saudável

O projeto das Aulas de Danças Sociais insere-se no âmbito do programa de Envelhecimento Ativo e Saudável, promovido pela Junta de Freguesia de Quarteira. Este projeto, que já conta com três anos de atividade, dá oportunidade à população com +50 anos de aprender, praticar danças, bem como criar relações interpessoais em grupo.

As aulas decorrem semanalmente no Auditório da Junta de Freguesia e dividem-se em dois grupos. Para casais ou pessoas do mesmo agregado familiar, com aula às 5ªs-feiras, das 14h30 às 15h30 e outro grupo para pessoas singulares, com aula às 5ªs-feiras, das 16h00 às 17h00.

As inscrições estão abertas a partir de segunda-feira, dia 7 de setembro, na secretaria da Junta de Freguesia ou online AQUI. A participação é sujeita às vagas existentes, sendo apenas exigido o pagamento de um seguro anual no valor de dez euros.

A dança tem inúmeros benefícios para a população sénior. Para além do exercício físico que é tão importante nesta faixa etária, esta atividade ajuda na melhoria da saúde mental e, consequentemente na qualidade de vida.
Tendo consciência da importância que este projeto tem na qualidade de vida da população e, sem descurar as medidas excecionais que a situação pandémica atual exige, a Junta de Freguesia de Quarteira abre as inscrições, implementando as medidas de redução de eventual risco de transmissão do COVID-19. Estas medidas compreendem, essencialmente, condições específicas de funcionamento, regras de higiene, etiqueta respiratória e distanciamento físico.

Os primeiros três anos do projeto foram um sucesso, tendo contado com várias dezenas de alunos motivados. A dinamizadora das aulas, Larisa Shumskaya, formada pela Universidade de Artes de Tombov, na Rússia, procura desenvolver o gosto pela dança, pela cultura e pelas artes na comunidade local.