Junta de Freguesia lança campanha de sensibilização de limpeza urbana

2021-07-20

Junta de Freguesia de Quarteira lança campanha inédita de sensibilização de limpeza urbana

Sob o mote “Num só momento, protegemos Quarteira “, a Junta de Freguesia, lançou uma campanha de sensibilização de limpeza urbana, que apela à importância das atitudes individuais de cada um de nós, que contribuem diariamente, para a degradação ou melhoria da salubridade da freguesia.

O ponto de partida para esta campanha, passou por identificar vários comportamentos individuais, pequenos gestos menos conscientes que, num todo, prejudicam-nos a todos. A ideia é alertar para a importância da adoção de comportamentos individuais mais sustentáveis, a de sensibilizar para que todos contribuam para uma cidade mais limpa, e a de incentivar a população a assumir a responsabilidade, na correta deposição dos vários tipos de resíduos (dejetos caninos, beatas, máscaras, monos, resíduos verdes, lixo proveniente de construções, entre muitos outros).

Esta campanha faz parte do novo trabalho que a Junta de Freguesia tem vindo a desenvolver, no âmbito da transferência de competências, nas áreas da salubridade, espaço publico e espaços verdes. Foram criadas e apresentadas novas soluções práticas, quer a nível da aquisição de novos equipamentos, como a nível de novos serviços, para melhorar a limpeza do espaço público na freguesia de Quarteira.

Para o Presidente da Junta de Freguesia, Telmo Pinto “Todos sabemos que a saúde pública e a proteção do ambiente, atual e das gerações futuras, depende não só das medidas implementadas pelos organismos públicos e empresas privadas, mas também e em larga medida, das atitudes e comportamentos individuais de cada um de nós. São pequenos gestos individuais, mais conscientes e responsáveis, que terão a capacidade de contribuir para um futuro mais sustentável.”

Telmo Pinto conclui “Espero poder contar com todos nesta missão. Uma Freguesia mais limpa depende de todos nós. Os resíduos têm que ser colocados nos locais adequados e não no chão, já que se trata de uma questão de saúde pública, cidadania, respeito pelos outros e por Quarteira, que é de todos”.

Os serviços de limpeza urbana compreendem uma série de tarefas, com vista ao aumento da salubridade da freguesia. De forma a intensificar, coordenar e aumentar o nível desta limpeza dos espaços públicos, a Junta de Freguesia de Quarteira adquiriu vários tipos de equipamentos, tais como quatro varredoras manuais e três máquinas elétricas de aspiração urbana “Glutton”, que servem de apoio à varredura manual. Também foi adquirida uma viatura elétrica, para auxílio na recolha do lixo indiferenciado das papeleiras e para apoio na limpeza do espaço circundante aos equipamentos de deposição de resíduos. E um motocão, uma mota com aspirador para depósito para dejetos caninos e desinfeção do local, que irá circular diariamente pelas ruas e passeios da Freguesia.

A Junta de Freguesia de Quarteira continuará a reforçar as campanhas de sensibilização, para que a população tenha cada vez mais razões para tomar a iniciativa e fazer a diferença nos seus hábitos, influenciando positivamente, quem está à sua volta.