icn-close
icn-phone
(+351) 289 315 235
geral@jf-quarteira.pt
icn-fb
Facebook
HOME

Quarteira celebra centenário do Poeta Pardal

2017-02-10

Várias iniciativas integradas nas celebrações do centenário do nascimento do Poeta Pardal decorreram em outubro com profunda emoção e forte reconhecimento pela obra do artista, considerado o mais notável poeta popular de Quarteira.

Um dos momentos mais significativos teve lugar no snack-bar Praia Mar, durante um jantar de tertúlia musical e de poesia, que reuniu familiares e amigos do autor. A homenagem contou também com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, que manifestou a sua admiração pelo poeta, tendo em conta o seu contributo para a “herança cultural” da região algarvia.

Os poemas do Poeta Pardal (Manuel de Brito Pardal) foram a tónica para uma noite repleta de emoções. Para além da filha, da neta e do sobrinho do autor, respetivamente Célia Pardal, Ana Pardal e José Manuel Guerreiro, também Sérgio Sousa, da Casa da Cultura de Loulé, declamou quadras com a assinatura do artista.
A componente musical esteve a cargo de Luís Galrito que, acompanhado por António Hilário na percussão e na flauta, interpretou algumas quadras do Poeta Pardal. O cantor brindou ainda os participantes com vários temas de música tradicional portuguesa, entre os quais a ‘Grândola Vila Morena’, de Zeca Afonso.

As comemorações dedicadas ao centenário do poeta integraram ainda o descerramento de uma placa comemorativa na casa onde nasceu, bem como o lançamento da reedição do livro ‘Em Cima do Mar Salgado’ e a projeção de um documentário sobre a vida e obra do autor.

© TOPPING CREATIVE STUDIO