Quarteira em festa no 18º aniversário

2017-06-20

As comemorações do Dia da Cidade de Quarteira ilustraram o dinamismo imposto pelo atual executivo da Junta de Freguesia (JF) a uma gestão autárquica direcionada para a população.

Para além da animação sempre exigida em datas festivas, o programa comemorativo do 18º aniversário da elevação de Quarteira a cidade contemplou a inauguração e lançamento de obras de relevo para o bem-estar dos residentes e visitantes que frequentam anualmente uma das mais características freguesias do Algarve.

Segundo o Presidente da JF de Quarteira, Telmo Pinto, o Dia da Cidade representa um momento importante, pelo que a opção deste ano foi dedicar as comemorações à própria população, chamando a participarem no evento cidadãos de idades e áreas distintas. A música e as artes plásticas estiveram em destaque, mas os festejos serviram para distinguir jovens e adultos por mérito escolar e de cidadania.
As comemorações do Dia da Cidade foram organizadas pela Jf de Quarteira em parceria com a Câmara Municipal de Loulé.

GOTAS DE MAR
A exposição urbana foi inaugurada com a presença das artesãs que criaram as reproduções dos barcos de pesca de Quarteira forradas a croché. As peças, que ficarão patentes na Rua Vasco da Gama, foram concebidas pelas utentes do Cantinho da Amizade, que têm vindo a embelezar a cidade com a sua arte.

TUNA
A Tuna da Academia do Saber apresentou-se mais uma vez nas festividades de Quarteira. Os elementos do grupo tocam e cantam sempre acompanhados pela boa disposição, contagiando a assistência. O momento musical decorreu no Auditório do Centro Autárquico.

NOVO QUARTEL
O lançamento da obra do novo quartel da GNR foi um dos momentos altos das celebrações. O equipamento, que permitirá reforçar a segurança na Freguesia, ficará instalado no edifício do antigo quartel de Bombeiros, junto ao Calçadão. O projeto de reconversão do quartel é suportado pela Câmara Municipal de Loulé no âmbito de um investimento que ascende a um milhão de euros.

RUAS REQUALIFICADAS
A comitiva autárquica visitou as ruas Coppingen e Stuttgart, integradas no projeto europeu ‘Vital Cities’, que pretende promover o desporto ao ar livre. Nesta zona urbana irá ser criado um espaço verde, arborizado, com equipamentos de outdoor fitness e parque infantil. A obra, que representa um investimento de 240 mil euros, inclui uma zona de estacionamento e reforço da iluminação pública.

DESPORTO AO AR LIVRE
No Calçadão Nascente, foi inaugurada a zona de Street Workout, que conta agora com novos equipamentos para a prática desportiva ao ar livre. Para além deste espaço público, está prevista a criação de uma zona idêntica, mas que será uma das maiores do País, no Passeio das Dunas.

PREMIADOS POR MÉRITO
No auditório do Centro Autárquico foram entregues os sempre aguardados prémios de Reconhecimento de Mérito Escolar e de Cidadãos de Mérito da Freguesia. Este ano foram homenageados três quarteirenses que se destacaram na sociedade, designadamente a parteira Generosa Conceição (Ti Generosa), o Padre Elísio Dias e o poeta Manuel de Brito Pardal. Receberam o prémio de Mérito Escolar os alunos Ana Catarina Sousa (9º ano da Escola EB2,3 D. Dinis), Mariana Encarnação (9º ano da Escola Drª Laura Ayres) e David Andrade (12º ano da Escola Drª Laura Ayres).