Quarteira recebe formação na área da costura

2020-11-19

No passado dia 29 de outubro, teve início uma ação de formação modular certificada na área da costura (Exercícios em Tecido e Iniciação à Confeção de Peças), com a duração total de 50 horas, promovida pelo Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro do IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional. A ação foi dirigida a 15 mulheres que se encontram em situação de desemprego e de exclusão social, residentes nos Bairros Sociais da Amendoeira e da Abelheira, em Quarteira.

O objetivo principal desta formação constituiu em promover e potenciar, através da educação e da formação, a empregabilidade destas mulheres que pretendem integrar-se profissionalmente na área dos serviços de costura, necessitando, para isso, de adquirir mais competências.

“A nossa comunidade é muito diversa e precisamos de oferecer igualdade de oportunidades a todos. Esta iniciativa garante que estas mulheres, através da formação, possam melhorar sua situação laboral. Com isto, o nosso objetivo é promover a igualdade de direitos a toda a população”, refere Telmo Pinto, Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira.

Esta iniciativa surge no âmbito do projeto Akredita + E7G, que resulta de um trabalho de estreita articulação entre as comunidades dos Bairros da Abelheira e da Amendoeira, a Associação Akredita em Ti, o Centro Qualifica da ASMAL -Associação de Saúde Mental do Algarve, a Junta de Freguesia de Quarteira, o Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro do IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional, a Câmara Municipal de Loulé e o Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres.

O projeto Akredita+, gerido pela Associação Akredita em Ti e promovida pela Junta de Freguesia de Quarteira, tem como objetivos promover o direito à educação, proteção e capacitação psicossocial de crianças, jovens e familiares expostos a situações de vulnerabilidade. Fomenta o sucesso escolar, o aumento das qualificações, a corresponsabilização dos familiares no processo educativo, a ocupação saudável dos tempos livres, o desenvolvimento de variadas competências e a participação ativa na cidadania.

Este projeto tem como parceiros a Junta de Freguesia de Quarteira, a Câmara Municipal de Loulé, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Loulé, o Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres, o Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P. - Direção Regional do Algarve, o G.A.TO. – Grupo de Ajuda a Toxicodependentes e o Centro Qualifica da ASMAL -Associação de Saúde Mental do Algarve.

As ações de formação modulares certificadas são ações de curta duração (25h ou 50h) que permitem responder a necessidades concretas de formação de empregados e desempregados. Para além disso, estas ações podem possibilitar a obtenção gradual de uma qualificação profissional.