Teatro e dança promovem ‘encontro’ de gerações em Quarteira

2017-04-01

Miguel Martins Pessoa, Diana Bernedo e Larisa Shumskaya são os responsáveis por dar corpo a mais um projeto pioneiro em Quarteira. O ‘Grupo de Teatro Comunitário e Aulas de Dança’ junta participantes com uma ampla diferença de idades, mas com igual paixão pelas artes de palco. Ao todo são cerca de 50 os futuros atores e bailarinos que a partir de Julho deste ano irão mostrar talentos em espetáculos organizados pela Junta de Freguesia (JF) de Quarteira, no âmbito da parceria com o Coletivo JAT (Janela Aberta Teatro).

Com idades que variam entre os seis e os 84 anos, a maioria dos participantes inscritos no projeto não tem qualquer formação ou experiência em teatro e dança, mas persegue objetivos comuns que vão ao encontro do desafio lançado pela Autarquia.

“Este é mais um projeto da Junta que tem como objetivo principal promover o convívio entre pessoas de diferentes idades e oriundas das mais diversas realidades sociais, através de uma salutar troca de experiências e da partilha de conhecimentos, as quais promovem sempre o enriquecimento pessoal e a harmonia na comunidade”, sublinha o Presidente da JF de Quarteira, Telmo Pinto, para salientar o apoio da Autarquia aos projetos de cariz cultural.

“As atividades culturais constituem um dos mais poderosos pilares do desenvolvimento social e é nessa perspetiva que a Junta tem desenvolvido, e pretende continuar a desenvolver, iniciativas nesta área”, frisa Telmo Pinto.

No âmbito deste projecto artístico, serão produzidas peças de teatro e performances de dança, de carácter amador, que serão apresentados na JF de Quarteira e em diferentes espaços ou eventos que requisitem a participação dos grupos.

GRUPO DE TEATRO COMUNITÁRIO
Ator, encenador e professor de teatro, Miguel Martins Pessoa, do Coletivo JAT, tem a seu cargo 27 pessoas inscritas nos ensaios do Grupo de Teatro Comunitário, projeto que visa proporcionar um espaço de criação e expressão à comunidade de Quarteira. Como o próprio sublinha, a ideia é promover o encontro entre vizinhos e para vizinhos, onde é a comunidade que tem direito à criatividade, à imaginação e ao desenvolvimento humano.
Durante os próximos meses os integrantes do grupo terão uma formação constante em teatro nas vertentes técnica, criativa e de criação de espetáculos.
Aberto a participantes com idades a partir dos oito anos, o projeto desenvolve-se em dois grupos de acordo com os escalões etários, que ensaiam todas as quintas-feiras no Centro Autárquico de Quarteira, estando previstas as suas primeiras apresentações ao público nos próximos meses de Julho, agosto e setembro.

AULAS DE DANÇA
Larisa Shumskaya, professora responsável pelo Grupo de Dança Arabesque, tem por missão ensinar os participantes inscritos nas Aulas de Dança, projeto que visa fomentar a prática da dança através de disciplinas como as de danças sociais, performativas e de expressão corporal.
No âmbito do projeto, que integrará cerca de 25 participantes com idades entre os 7 e os 70 anos, Larisa Shumskaya pretende desenvolver o gosto pela cultura e pelas artes junto da comunidade local, bem como criar e fortalecer laços entre os alunos. Para o efeito será produzida uma peça que abordará um pouco da história e da vida da cidade de Quarteira, integrando participantes de diferentes gerações.
A iniciativa, que oferece uma oportunidade única para a prática da dança a quem dificilmente teria acesso à modalidade sem ser através deste projeto, visa ainda criar um plano artístico para acompanhar as efemérides assinaladas pela JF de Quarteira, estando no entanto aberto a outras colaborações que preconizem objetivos semelhantes, nomeadamente dinamizar a cidade e a sua comunidade local. As aulas terão início em breve e decorrerão semanalmente no Centro Autárquico de Quarteira.