icn-close
icn-phone
(+351) 289 315 235
geral@jf-quarteira.pt
icn-fb
Facebook
HOME

Zonas pedonais com mais segurança e conforto

2016-05-02

As duas zonas pedonais mais emblemáticas de Quarteira estão mais atraentes e convidativas. O encerramento ao trânsito da rua Vasco da Gama e da avenida Infante de Sagres (calçadão) permitiu devolver a estes espaços a sua vocação pedonal e aumentar a segurança dos cidadãos que podem agora circular com mais mobilidade e conforto.

A medida insere-se no estudo urbanístico desenvolvido pela Junta de Freguesia (JF) de Quarteira e a Câmara Municipal de Loulé, com vista a uma profunda intervenção em toda a cidade, visando a requalificação, beneficiação e valorização do espaço público, bem como a sua organização e classificação por zonas de permanência, circulação viária e/ou pedonal.

De acordo com a autarquia, a proposta é “devolver a cidade à população”, privilegiando o peão e possibilitando o usufruto das zonas de estar existentes. Para isso os espaços visados irão ser dotados de mobiliário urbano, nomeadamente bancos, papeleiras, floreiras ajardinadas e áreas sombreadas.

O plano da JF de Quarteira consiste ainda no aumento da segurança dos residentes e visitantes nas vias de circulação pedonal, bem como a qualificação dos serviços e do comércio tradicional através da melhoria destas zonas urbanas.

“Estamos a organizar Quarteira e para isso uma das primeiras iniciativas foi a de fechar estas zonas pedonais, libertando-as do impacto de uma ocupação irregular, nomeadamente o estacionamento abusivo. Esta é uma medida essencialmente de defesa dos cidadãos, em prol da sua comodidade, mobilidade e acessibilidade. Não nos podemos esquecer que as pessoas estão sempre em primeiro lugar”, realça Telmo Pinto, presidente da JF de Quarteira.

A estratégia a implementar para atingir os objetivos da autarquia é o condicionamento rodoviário das zonas pedonais, através da colocação de mobiliário urbano (pilaretes, bancos, papeleiras, floreiras, bebedouros e parques de bicicletas) e de sinalética vertical de proibição, exceto a veículos de emergência, residentes autorizados e detentores de cartão de residente para acesso a garagens, bem como cargas e descargas em horário definido.

A intervenção arrancou na rua Vasco da Gama e avenida Infante de Sagres, mas prossegue noutras zonas da cidade como a rotunda da avenida Carlos Mota Pinto com a rua da Alagoa (Miravila) e a rua José J. Soares e a Praceta do Correio. A autarquia pretende no entanto alargar o projeto a toda a Freguesia de Quarteira, de forma a criar uma continuidade no espaço publico, caracterizado por percursos valorizados pela diversidade de usos e ambiências próprias de cada local.

© TOPPING CREATIVE STUDIO