2022-04-01
Três bairros da cidade de Quarteira decidiram e implementaram os projetos que consideram mais importantes para a comunidade, através de uma metodologia de Orçamento Participativo.
Cada bairro teve um orçamento próprio e esse foi debatido e consensualizado entre os moradores. Para acompanhar e facilitar este processo foram selecionados e capacitados tutores locais em cada bairro.
Os bairros em apreço são: Abelheira/Amendoeira, Checul e IGAPHE.
Metodologia
A metodologia de Orçamento Participativo (OP) prevista para cada bairro requer a:
- seleção de um tutor e uma tutora em cada bairro, na faixa dos 16 e os 25 anos;
- capacitação dos tutores e tutoras na metodologia associada ao processo;
- divulgação do OP, devendo essa ser assegurada através das(os) tutoras(es), de folhetos a distribuir em cada casa e da realização de uma reunião pública em cada bairro (a ajustar às circunstâncias da pandemia);
- realização de uma assembleia do OP em cada bairro, para a apresentação, debate e seleção de propostas (a ajustar às circunstâncias da pandemia);
- realização da análise técnica de viabilidade das referidas propostas (mediante critérios definidos e divulgados previamente junto dos moradores);
- devolução dos resultados da análise técnica aos moradores de cada bairro;
- votação dos projetos finalistas e a apresentação dos resultados;
- implementação dos projetos vencedores.
Parceiros
Associação Oficina (Entidade promotora)
Junta de Freguesia de Quarteira
Câmara Municipal de Loulé
Associação Akredita Em Ti
No espaço de dez meses, os moradores dos bairros do IGAPHE, da Checul, da Abelheira e da Amendoeira foram chamados a participar em sessões de esclarecimento, em encontros para a apresentação de propostas, na análise das ideias e votação dos projetos finalistas.
O projeto vencedor no bairro do IGAPHE foi a criação de um parque infantil e a colocação de alguns bancos públicos. No bairro da Checul, a verba atribuída viabilizou a implementação dos dois projetos mais votados, a saber: um mapa do bairro e uma zona de estar, com bancos e máquinas de exercício físico.
Segundo os participantes, a ideia do mapa do bairro, surgiu para responder a um problema sentido pelos moradores, quando em situações de emergência têm dificuldades em comunicar às autoridades a localização exata das respetivas habitações. O mapa foi entregue em todas as casas e no posto da GNR, quer na sala de comando, mas também nas viaturas que fazem o patrulhamento público.
Na Abelheira e na Amendoeira vendeu a criação de um espaço de estar, com mesas e bancos, para que os moradoes possam ter uma área de confraternização e convívio.
Telmo Pinto , Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira reconhece que «esta é uma excelente oportunidade para os moradores decidirem o que fazer em prol das duas comunidades e este projeto veio mostrar que a população necessita de mais espaços e equipamentos ao ar livre que convidam ao usufruto coletivo e ao convívio da comunidade».
O projeto "Quarteira Decide", atribuiu a cada bairro uma verba de cinco mil euros e concretizou as prioridades de cada bairro, superando as expetativas iniciais, graças ao apoio suplementar da Junta de Freguesia de Quarteira.