2024-11-13
A Junta de Freguesia de Quarteira e a APROMAR lançaram no dia 27 de setembro, no Largo do Centro Autárquico, uma curta documental sobre as Marchas Populares, uma das maiores tradições quarteirenses.
O vídeo contou com o testemunho de pessoas da comunidade que sempre estiveram ligadas às Marchas Populares e que aceitaram o desafio de dar voz às memórias e aos momentos únicos que viveram ao longos dos anos.
O início desta tradição remonta à década de 70, aquando da chegada do Padre Elísio Dias à freguesia. O pároco foi o grande promotor do conceito já vivido em Lisboa e, juntamente com a comunidade quarteirense, criou a primeira marcha que contou com cerca de 40 pares, com trajes relacionados com o mar e a pesca.
A curta documental resulta de uma criação da JF de Quarteira e da APROMAR, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.
Telmo Pinto, Presidente da JF de Quarteira: «As Marchas Populares de Quarteira são um exemplo de dedicação, amor à causa, resiliência e excelência e são, também, o maior evento que temos na freguesia. Este vídeo nasce da vontade de reconhecer as pessoas que sempre trabalharam para que as nossas Marchas se destacassem a nível local, regional e nacional».
Ezequiel Tomás, Presidente da APROMAR: «É com enorme satisfação e orgulho que a APROMAR tem assistido à evolução das Marchas Populares, sendo hoje um verdadeiro caso de sucesso. Esta é uma manifestação daquilo que a cultura popular tem de melhor, contribuindo para o enriquecimento cultural da nossa cidade e concelho.»
Isidoro Correia, Secretário da JFQ de 1992 a 1995: «As Marchas Populares de Quarteira têm especial importância para as gentes desta terra, o que prova o bairrismo e as tradições antigas e outras em que os pregões às vezes mostram. O documentário apresenta de forma mais profunda a vivência e o envolvimento total da comunidade, com respeito pela tradição.»