Classificação Ambiental Protege Foz Do Almargem E Do Trafal

2022-12-14

A Câmara Municipal de Loulé (CML) aprovou e o processo está em curso. A classificação da Foz do Almargem e do Trafal, em Quarteira, como Reserva Natural Local está em fase de conclusão, o que permitirá criar condições para proteger a sua biodivesidade.

Integrada nas políticas de defesa do ambiente perseguida pela CML, a classificação desta importante zona húmida, que ocupa uma área de 135 hectares, permitirá, entre outros objetivos, preservar e/ou recuperar os ecossistemas e promover os seus valores naturais e culturais, bem como fomentar o desenvolvimento económico, social e cultural da região, de forma equilibrada e sustentada, beneficiando, sempre que possível, as comunidades locais.

«Trata-se de um projeto que irá valorizar extraordinariamente a nossa freguesia, já que permitirá preservar um património único, condição urgente face aos efeitos das alterações climáticas», sustenta o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, que aplaude a intervenção da CML para a criação desta reserva natural.

UMA MAIS-VALIA PARA O TERRITÓRIO

Vítor Aleixo - Presidente da Câmara Municipal de Loulé

«A classificação desta área conceder-lhe-á um estatuto legal de proteção tendo em conta os seus valores naturais e culturais, acrescentando valor à paisagem num litoral bastante urbanizado. Acreditamos que será uma mais-valia para o território a nível económico e social e que, gerida de forma regrada, sustentável e inclusiva, contribuirá para amenizar os impactes das alterações climáticas e da escassez de água, bem como para o aumento da literacia ambiental e científica entre as comunidades locais».