Escola D. Dinis Aposta Em Projeto Inovador

2022-12-14

«Estas atividades inovadoras no meio educativo permitem estimular nos alunos a criatividade e o espírito de participação na sociedade, tornando-os cidadãos mais ativos e integrados», reconhece o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, referindo-se ao projeto da Escola D. Dinis.

O autarca realça ainda as oportunidades que as várias atividades em curso promovem na esfera cultural e futuro profissional dos jovens, para além de reforçarem o interesse dos alunos pela escola.

CLUBE DE AEROMODELISMO

Esferovite e madeira, entre outros materiais, foram usados pelos pilotos formados no último ano letivo, para construirem as suas aeronaves. Este foi o resultado da atividade do Clube de Aeromodelismo onde os alunos aprendem técnicas de voo em simulador para aplicá-las depois em voo real com aeromodelos de asa fixa telecomandados. Todos tiveram sucesso no projeto.

BANDA ESCOLAR

Foram vários os eventos e concertos que, durante o último ano letivo, contaram com a presença da banda criada no âmbito do Clube de Música. Um projeto que visa a promoção de aprendizagens e competências na área da educação musical através da prática instrumental e vocal de conjunto e, simultaneamente, o desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos jovens.

CÃES DE TERAPIA

Aumentar o bem-estar dos alunos do 2º ciclo com dificuldades específicas é o objetivo desta atividade realizada pela Biblioteca D. Dinis no âmbito da Educação Inclusiva. As sessões visam potenciar sobretudo as competências cognitivas, académicas e de gestão emocional dos jovens. As aulas são dinamizadas pela Associação Kokua, através do projeto ‘Dá-me a tua Pata’.

EXPERIÊNCIA AJUDA A ESCOLHER CARREIRAS

O professor de Educação Musical, Aníbal Soutinho, dinamizador dos clubes de música e de aeromodelismo realça ao Boletim de Quarteira a influência destes projetos na formação profissional e cívica dos alunos.

«Estes projetos já motivaram os alunos para exercício de profissões quer na área da aviação quer da música. Antigos alunos desta escola, que passaram por estes clubes, fazem atualmente parte de bandas musicais. A título de exemplo refira-se o caso de uma ex-aluna do clube de aeromodelismo, que está a finalizar o curso de pilotagem na Escola de Aviação Omni, em Cascais.» Professor Aníbal Soutinho é principal dinamizador.

DOIS ALUNOS DA D. DINIS EXPLICAM POR QUE PARTICIPAM NESTES PROJETOS INOVADORES

Maria Agosto - Aluna do Clube de Música (9º ano)

«Gosto muito de música e quero seguir uma carreira artística. O Clube de Música/Banda da Escola é muito bom, estou muito feliz por haver este clube na escola. São momentos de convívio e de aprendizagem muito ricos.»

Rodrigo Leal - Aluno do Clube de Aeromodelismo (6º ano)

«Quando for grande quero ser engenheiro mecânico de aviões. Este clube é diferente e muito fixe! Aprendemos a construir aviões e depois a voar com eles. Mas antes, temos de aprender a voar no simulador.»