2023-08-22
Nas escolas do Agrupamento Dra. Laura Ayres, em Quarteira, aprende-se de forma divertida e sem preconceitos. Dois projetos específicos, nomeadamente o Eco-Escolas e o Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), abrem novos horizontes sobre o ensino e levam as crianças e jovens a tornarem-se mais pró-ativos na comunidade escolar mas também fora dela.
Promover a inclusão social de menores com idades entre os 15 e os 18 anos, através da prevenção e combate ao abandono/insucesso escolar, é o objetivo do PIEF. A causa do ambiente enquanto ponte entre o passado e o presente inspira, por sua vez, o Eco-Escolas, que pretende educar verdadeiramente para a sustentabilidade.
Dotar os jovens de competências que lhes facilitem a inserção no mundo do trabalho é o objetivo deste projeto, com propostas nas áreas carpintaria, reciclagem, restauro, pintura, serralharia, soldadura e madeiras, entre outras. A ideia é incutir a consciência de requisitos como a coesão social.
Dadas as caraterísticas específicas dos alunos inseridos na Oficina de Artes e Ofícios, surgiu este projeto espontâneo, que permite aos jovens projetarem-se nos próprios trabalhos feitos a partir da reutilização e transformação de materiais. Neste âmbito já foram realizadas 10 exposições.
Projeto multifacetado permite a técnicos da escola e parceiros sociais proporcionarem apoio psicológico, tutoria, acompanhamento familiar e mediação de conflitos, bem como a criação artística dedicado à integração psicossocial, aberto aos jovens com vocação para a expressão artística.
«Os projetos escolares desenvolvidos no Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres refletem o compromisso com a Educação, abrangendo 52 nacionalidades diferentes. A nossa missão desafia-nos a encontrar em cada momento, o camino da equidade.»