Freguesia Aposta na Humanização do Espaço Público

2022-12-14

Humanizar o espaço público fazendo com que cada vez mais pessoas procurem a rua para conviver e desenvolver atividades ao ar livre, é o objetivo da estratégia desenvolvida pela Junta de Freguesia de Quarteira em colaboração com a Câmara Municipal de Loulé. A reabilitação urbana tem sido por isso uma das fortes apostas na freguesia, de que são exemplo a Rua da Mónica e a Avenida Carlos Mota Pinto.

Rua da Mónica

Nesta artéria foram melhoradas as condições de circulação viária e a mobilidade pedonal para garantir maior comodidade e segurança no local. Entre outras melhorias foi colocado piso mais adequado a cidadãos com dificuldades de locomoção, criados espaços verdes e instalados contentores subterrâneos, de forma a tornar o espaço mais limpo e atrativo para momentos de lazer.

Avenida Carlos Mota Pinto

Considerada uma das principais artérias da cidade, foi intervencionada entre o cruzamento de Vilamoura e a rotunda do polvo. Promover a qualidade do ambiente e a segurança foi o objetivo da obra, que incluiu a ligação das ciclovias à rede de Vilamoura, colocação de plantas nativas e inertes para reduzir o consumo de água e substituição dos candeeiros da rede pública por tecnologia LED.