icn-close
icn-phone
(+351) 289 315 235
geral@jf-quarteira.pt
icn-fb
Facebook
HOME

Lenine Cunha convive com crianças e jovens de Quarteira

2019-05-28

Atleta paralímpico aproveitou estágio em Loulé para visitar o bairro da Abelheira.

Foi um dia muito diferente para as crianças e jovens do bairro da Abelheira em Quarteira. A presença do atleta paralímpico mais medalhado do Mundo, Lenine Cunha, foi marcada pelo entusiasmo de quem sonha conhecer de perto as estrelas do desporto.
A surpresa ocorreu na tarde do dia 12 de dezembro, para aproveitar a presença do atleta no concelho de Loulé, onde realizou um estágio desportivo. Várias crianças e jovens residentes no bairro tiveram assim oportunidade de conviver com Lenine e ouvir em discurso direto as estórias vividas ao longo da sua brilhante carreira. Natural de Vila Nova de Gaia, Lenine Cunha já conquistou cerca de 200 medalhas, que o classificam como um dos atletas mais prestigiados a nível internacional.

A visita do atleta foi organizada no âmbito do Projeto Akredita+E6G, em desenvolvimento desde março de 2017, na sequência da candidatura ao Programa Escolhas.


Mais educação e proteção

Instalado no bairro da Abelheira, este projeto abrange crianças e jovens dos seis aos 30 anos, bem como os respetivos familiares, visando promover o direito à educação e à proteção. O trabalho no terreno pretende ainda estimular a capacitação psicossocial de crianças, jovens e familiares expostos a situações de vulnerabilidade, fomentando o sucesso escolar, o aumento das qualificações, a corresponsabilização dos familiares no processo educativo, a ocupação saudável dos tempos livres, o desenvolvimento de variadas competências e a participação ativa e cidadania. Para o efeito são realizadas atividades diárias, semanais e mensal, através das quais são trabalhadas competências que se esperam vir a promover um desenvolvimento bio-psico-social mais harmonioso.

O projeto resulta de um consórcio formado pela Junta de Freguesia de Quarteira, Associação Juvenil Akredita Em Ti, Câmara Municipal de Loulé, Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Loulé e Instituto Português do Desporto e Juventude.

 

© TOPPING CREATIVE STUDIO