icn-svg

Maior investimento português em águas residuais

2023-11-23

O projeto de produção de Água para Reutilização (ApR) foi apresentado na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Vilamoura e contou com a presença do Ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro.

O investimento, que vai ser realizado até 2025 e irá permitir produzir perto de 3,41 milhões de metros cúbicos (m³) de água para reutilização destinada à rega de campos de golfe e de espaços verdes. Este será um passo importante no combate ao estado de seca extrema que o Algarve enfrenta.

Para além das várias iniciativas já realizadas, está em curso um estudo de impacto ambiental para a construção de uma dessalinizadora no concelho de Albufeira, que faz parte da estratégia do governo de garantir maior disponibilidade de água, contribuindo para a circularidade e neutralidade carbónica dos serviços de água e para o desenvolvimento económico sustentável da região.

Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé

«A reutilização de águas residuais permite dar uma nova vida ao que, de uma forma convencional, seria um resíduo, transformando-o num recurso essencial, pelo que constitui uma boa prática a implementar na gestão eficiente dos recursos hídricos, sendo esta uma forma de fazer face ao cenário de seca e escassez de água.»