Música celebra Centenário de Quarteira

2017-02-09

Fado, música clássica e coral, soul e gospel, entre outros géneros, têm merecido o aplauso de um público entusiasmado com as comemorações do Centenário de Quarteira.

Transversal aos tempos, a música tem contribuído, nos seus mais variados géneros, para o êxito das comemorações do Centenário de Quarteira, que decorrem até abril de 2017.
Nos últimos meses, esta expressão artística tem merecido lugar de destaque no calendário das celebrações, atraindo forte adesão de públicos muito distintos e consagrando cada vez mais Quarteira como importante destino de animação cultural.
Recordamos alguns momentos que ilustram a elevada qualidade do programa musical dedicado ao Centenário de Quarteira, entre os quais os concertos integrados no ciclo ‘O Longe é Aqui’ dinamizado pelo Cine-Teatro Louletano.

Isa Brito e Marco Rodrigues
Os dois prestigiados fadistas juntaram-se na noite de 12 de novembro, no Salão Paroquial da Igreja de S. Pedro do Mar, em Quarteira, para um concerto inédito que ficará na memória do público. Unindo as vozes e o amor pelo fado, os dois jovens interpretaram temas incluídos nos respetivos reportórios. Organizado pela Câmara Municipal de Loulé/Cine-Teatro Louletano em parceria com a Comissão das Comemorações do Centenário da Freguesia de Quarteira, o espetáculo teve o apoio da Paróquia de Quarteira.

Lígia Pereira
Foi um dos espetáculos mais aguardados do verão de Quarteira. A 8 de outubro, o Salão Paroquial da Igreja de S. Pedro do Mar abriu as portas a Lígia Pereira com os Shout!, para um concerto intimista e envolvente, em que juntaram várias tonalidades do gospel, soul e world music, a par outras sonoridades. O espetáculo foi organizado pela Câmara Municipal de Loulé/Cine-Teatro Louletano, em parceria com a Comissão das Comemorações do Centenário da Freguesia de Quarteira e o apoio da Paróquia de Quarteira.

Grupo Coral de Quarteira
O Centro Autárquico de Quarteira foi palco escolhido para o Concerto de Outono integrado também nas comemorações do Dia Mundial da Música. Realizado no dia 30 de Setembro, o espetáculo contou com a participação do Grupo Coral de Quarteira e do Grupo Coral Tavira, ambos sob a direção artística do maestro Carlos Filipe Sousa e acompanhados ao piano por João António de Almeida. O concerto, organizado pelo grupo de Quarteira com a colaboração do de Tavira, teve o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira.

Kátia Guerreiro
O Calçadão Nascente de Quarteira transformou-se na noite de 20 de agosto, para receber o concerto de Katia Guerreiro acompanhada pela Orquestra Clássica do Sul. A fadista trouxe ao Algarve um espetáculo inovador, conseguindo uma surpreendente uma fusão do fado com a música clássica, que encantou residentes e visitantes nacionais e estrangeiros. Integrado no Projeto Orquestras da Caixa Geral de Depósitos, este espetáculo contou com a colaboração da Orquestra Clássica do Sul e o apoio da Câmara Municipal de Loulé.