Nova toponímia na freguesia

2016-05-02

A freguesia de Quarteira tem nova toponímia, aprovada pelo executivo da Câmara Municipal de Loulé. Em reunião de 22 de julho de 2015, foram atribuídos dois novos topónimos no Aldeamento Monte da Vinha, em Vilamoura, na freguesia de Quarteira, concelho de Loulé, nomeadamente Praceta da Uva (inicia no Caminho do Monte e termina na Volta da Vinha) e Largo do Baco (inicia na Volta da Vinha e termina sem saída). Foi ainda aprovada, nesta reunião, a atribuição da numeração de polícia às artérias do Aldeamento Monte da Vinha. Já este ano, em reunião de 13 de Janeiro, foram atribuídos cinco novos topónimos para a freguesia Quarteira e aprovada a atribuição do número de polícia no Aldeamento Vilamoura Ténis, em Vilamoura, na freguesia de Quarteira. As alterações são: Caminho do Vale (inicia na Estrada Vale Judeu- Quarteira e termina em artéria sem topónimo -Sítio do Vale), Caminho Gorgo da Colmeia (inicia na Estrada Vale Judeu- Quarteira e termina no Caminho dos Golfes-Sítio do Vale), Rua Colinas dos Golfes (inicia e termina no Caminho da Fonte do Ulme. -Loteamento Colinas do Golfe II – Vilamoura), Travessa dos Golfistas (inicia e termina na Rua Colina dos Golfes- Loteamento Colinas do Golfe II – Vilamoura), Rua Canais do Golfe (inicia e termina na Rua Colina dos Golfes- Loteamento Colinas do Golfe II – Vilamoura). No topónimo com os seus limites, Avenida Fonte Santa, situada na cidade de Quarteira, freguesia de Quarteira, Avenida Papa Francisco (inicia na Avenida Francisco Sá Carneiro e termina na Avenida de Ceuta).

A Câmara atribuiu ainda a numeração de polícia na Rua dos Peões em Quarteira. Seguem-se os nomes dos edifícios, os números dos lotes e a nova atribuição toponímica correspondente: Nº 1 – Edifício Carteia – Antigo Bloco C e Lote 2.33C; Nº 2 - Edifício Oceânides – Antigo Bloco A; Nº 4 – Edifício Anglo - Atlântico – Antigo Bloco A e Lote 2.23 A; Nº 5 – Edifício AL-Meirim – Antigo Lote 219; Nº 6 – Edifício Verde-mar – Antigo Bloco B e Lote 2.21B; Nº 7 – Edifício Onda Branca – Antigo Lote 2.20B; Nº 8 – Edifício Verdemar - Antigo Bloco A e Lote 2.21ª.