2023-08-22
O conceito de desporto para todos ganha cada vez mais espaço na freguesia de Quarteira. No Passeio das Dunas foi criado agora um campo de basquetebol com quatro tabelas e um número infinito de possibilidades de uso informal pela população.
Construído pela Junta de Freguesia (JF) de Quarteira com o apoio técnico do Clube de Basquete Tubarões de Quarteira, o novo recinto está aberto a todas as pessoas que queiram passar uns bons momentos de prática desportiva ao ar livre com amigos e familiares. A qualquer hora do dia e sem autorização prévia, já que o campo está permanentemente aberto.
Para além de promover o convívio, o novo equipamento gerido pela JF de Quarteira está preparado para receber provas oficiais.
- Que benefícios prevê para a modalidade com a criação deste campo?
Lara Caldeira, treinadora e presidente do Clube de Basquete Tubarões de Quarteira
«O campo promove o desporto informal ao ar livre, pois tem uma excelente localização e a diversidade de tabelas adequa-se a todas as idades. O acesso à modalidade contribui para a divulgação e contacto com o basquetebol. Toda a população pode usufruir deste espaço, fomentando o gosto pelo 3x3 e basket de rua, cada vez mais preponderantes para o desenvolvimento da comunidade.»
- Que importância tem para ti a criação deste campo?
Duarte Dias, Sub 18 Masculino
«Tem uma grande importância para nós jovens, pois permite-nos treinar fora do pavilhão e do horário dos treinos. Também a cidade passa a poder acolher mais eventos como o circuito nacional 3x3 da FPB e outras atividades dos clubes locais e assi ajudar o turismo local.»
Maria Maia, Sub 14 Feminino
«O campo está num bom local, é grande e tem tabelas de tamanhos diferentes, o que faltava noutros campos. Já fui jogar com amigos e familiares e a atmosfera criada entre a modalidade que mais gosto e a proximidade à praia faz desta uma experiência muito especial.»
Robert Sleahtitchi, Mini 12 Masculino
«Gosto deste campo porque tem tabelas de vários tamanhos e está muito bem localizado. Permite-nos dar uns mergulhos depois do treino. É bom ver o campo cheio de crianças e adultos e gostaria que mais pessoas praticassem o basquetebol, porque é um jogo muito divertido.»