2019-04-13
A rotunda da Quinta do Romão na Av. Carlos Mota Pinto, em Quarteira foi alvo de obras de embelezamento com a colocação de duas âncoras que recriam a arte da pesca da armação. A requalificação foi feita pela Junta de Freguesia de Quarteira em parceria com a Câmara de Loulé.
As âncoras, esculpidas em ferro e oferecidas à autarquia pelos pescadores locais, são os vestígios das antigas armações, arte de pesca artesanal que marcou as gentes e a história do Algarve até ao século XX.
Em Quarteira, onde a pesca representou durante muitos séculos o único sustento da população local, a captura da sardinha esteve na origem das maiores armações lançadas a partir desta antiga aldeia instalada junto à costa algarvia.
"Este é um valioso testemunho que nos orgulhamos de preservar, pois representou uma grande influência na economia familiar local e levou à fixação da comunidade piscatória em Quarteira", refere Telmo Pinto, Presidente da JF de Quarteira.
A obra de requalificação da rotunda, faz parte de um conjunto de projetos contemplados no contrato interadministrativo de delegação de competências 2018/2021, da Câmara Municipal de Loulé para a Junta de Freguesia de Quarteira.
Saiba mais sobra esta arte aqui.