2025-06-27
A Junta de Freguesia de Quarteira tem reforçado o seu compromisso com a preservação ambiental, com destaque para a plantação de árvores por todo o território. As equipas dos Espaços Verdes asseguram diariamente a manutenção dos espaços públicos, contribuindo para um ambiente mais saudável e agradável para a população.
A plantação de arvores tornou-se uma prática regular e estruturada, integrada na estratégia ambiental da autarquia, deixando de fazer apenas parte da celebração do Dia Mundial da Arvore. Para alem do seu valor estético, as arvores contribuem para a melhoria da qualidade do ar, ao filtrar poluentes e libertar oxigénio. Ajudam a mitigar o efeito de ilhas de calor nas zonas urbanas, proporcionam sombra e libertam vapor de água, contribuindo para o conforto térmico. Simultaneamente, valorizam o espaço publico e incentivam a prática de exercício físico ao ar livre, promovendo o bem-estar físico e mental da comunidade.
A presença de arvores contribui também para a proteção dos solos, prevenindo a erosão, favorecendo a biodiversidade e atuando como barreira natural contra o ruido. «Plantar e cuidar das arvores e cuidar de cada um de nos», afirma Telmo Pinto, Presidente da JF de Quarteira, sublinhando que esta aposta quer garantir um futuro mais verde, equilibrado e ambientalmente responsável para a freguesia.