icn-close
icn-phone
(+351) 289 315 235
geral@jf-quarteira.pt
icn-fb
icn-svg
icn-svg
HOME

Projeto quarteirense promove a interculturalidade através da arte

2025-01-29

O QuART TILES – projeto Quarteira com Arte, Transformação, Interculturalidade Local, Escolar e Social – pretende a integração de crianças migrantes, que representam mais de 40% dos alunos matriculados no anterior ano letivo em Quarteira, promovendo a interculturalidade, valorização do espaço público e a não discriminação em contexto escolar, através da arte.

A base artística assenta na criação de 12 painéis de azulejos, produzidos por alunos do 6.º ao 10.º ano, juntamente com a comunidade escolar e local, sob o acompanhamento e supervisão do artista Miguel Cheta e da ajuda de Mariana Dias Coutinho. 

«O projeto QuarTiles celebra a inclusão e a multiculturalidade de Quarteira, envolvendo a comunidade da cidade, na criação de um objeto de Arte Pública em Azulejos.», refere Miguel Cheta, o artista responsável pelo projeto. «Esta obra retratará a Quarteira atual, promovendo o diálogo, a união e o sentimento de pertença. A arte participativa valoriza identidades e reforça laços comunitários. É com muito orgulho que integro este projeto coletivo.», acrescenta o artista.

Já em desenvolvimento, o projeto fomenta momentos de partilha cultural e convívio entre os participantes com sessões de recolha de histórias, imagens e palavras, oficinas de olaria, desenho e produção, o que terá um impacto direto na construção do mapa conceptual dos azulejos. A inauguração dos painéis aplicados ao longo da Avenida Carlos Mota Pinto está prevista para o dia 13 de maio de 2025.

«Este projeto é muito mais do que uma iniciativa artística. É uma celebração da diversidade e um incentivo à valorização do respeito e da convivência entre culturas.», destaca Telmo Pinto, Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira. «Com os painéis de azulejos criados pelos alunos dos dois agrupamentos de escolas da nossa freguesia, a história, as tradições e as identidades de quem aqui vive e estuda ficarão espelhadas ao longo de uma das principais entradas da cidade.»

O QuART TILES, realizado pela Junta de Freguesia de Quarteira em parceria com a Fundação António Aleixo e os Agrupamentos de Escolas D. Dinis e Dr.ª Laura Ayres, resulta da candidatura Inclusão pela Cultura, financiado pelo Programa Regional ALGARVE 2030 através do Fundo Social Europeu (FSE+). 

pic
pic
pic
arrow-l arrow-r
© 2021 Junta de Freguesia de Quarteira. Todos os direitos reservados. Produzido por Topping Creative Studio.
Política de Privacidade