Quarteira reconhecida com selo “Comunidades Pró-Envelhecimento”

2020-10-07

No mês em que se assinala o Dia Internacional do Idoso, a Freguesia de Quarteira foi distinguida, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, com o selo ‘Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021’, enquanto entidade que demonstra um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida.

“A comunidade é nossa prioridade. É um orgulho sermos reconhecidos pelo trabalho desenvolvido com as pessoas e por contribuirmos para um envelhecimento ativo e saudável da população”, refere Telmo Pinto, Presidente da Junta de Freguesia.

Como em todo o país, a Freguesia de Quarteira tem vindo a assistir a um envelhecimento demográfico, devido ao aumento da esperança média de vida e muito por ser um local de eleição para viver a idade da reforma. Desta forma, a Junta de Freguesia tem procurado dar resposta a esta realidade através do Gabinete Sociocultural com iniciativas e projetos nas mais diversas áreas, nomeadamente, a do Envelhecimento Ativo, com o objetivo de criar condições para a integração e socialização das pessoas com mais idade, de forma a atenuar as situações de isolamento e todas as consequências que daí advêm.

Ao longo dos últimos anos a população sénior de Quarteira tem sido contemplada com diversas iniciativas desenvolvidas pela autarquia, entre as quais destacamos a Academia do Saber, iniciada em 2016, que visa proporcionar aos cidadãos da Freguesia de Quarteira, com idade igual ou superior a 50 anos, oportunidades para novas aprendizagens, partilha de conhecimentos, experiências, motivações e afetos.

“Quarteira Presente – Programa Idoso Isolado” é outro dos projetos desenvolvidos pela autarquia, em parceria com o CENIE e em articulação com as Instituições do Concelho, com o objetivo de identificar as pessoas com mais de 65 anos em situação de isolamento social e/ou geográfico, encaminhar as situações de maior vulnerabilidade para as respostas sociais e criar uma rede de voluntários para minimizar situações de solidão.

O projeto das Aulas de Danças Sociais, nasceu em 2018 e dá oportunidade à população com mais de 50 anos de aprender, praticar danças, bem como criar relações interpessoais em grupo.

Por outro lado, o Grupo de Teatro Sénior é composto por um conjunto de cidadãos, maiores de 60 anos, com muita vontade de fazer teatro usando-o como ferramenta de encontro, convívio, expressão artística e forma de colocar ao serviço da comunidade, a sua idiossincrasia artística.

O selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021” constitui-se como um contributo da Ordem dos Psicólogos Portugueses para a sustentabilidade dos sistemas social e económico, através do investimento no enorme e rico capital humano que possuímos.