Quarteira vai ter edifício futurista

2022-03-10

“Este edifício vem valorizar Quarteira, o concelho de Loulé e o todo o sul do País”, reconhece o presidente da Junta de Freguesia (JF), Telmo Pinto, referindo- se ao equipamento de nova geração a ser construído na ligação pedonal entre a cidade e Vilamoura. O novo edifício multiusos irá acolher os mercados da fruta e do peixe.

Um projeto amigo do ambiente que visa o forte investimento na economia local e tradicional ao associar atividades tão distintas como a venda de pescado, frutas e legumes, com a restauração, a animarão e o trabalho cooperativo.

Para o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, as condições oferecidas pelo futuro complexo irão enriquecer, não só o conceito de oferta e de consumo junto de residentes, como aumentarão a diversidade de propostas com interesse turístico na região algarvia.

“E um projeto ambicioso que Quarteira merece pois permitira revitalizar vários setores com forte impacto económico e social na nossa freguesia”, sustenta Telmo Pinto, um dos grandes defensores da construção do futuro complexo.

BANCAS

As 24 bancas de peixe e as 24 de fruta serão o principal atrativo dos futuros mercados. Mas propostas não faltarão nos primeiros dois pisos: 10 restaurantes, seis lojas, oito quiosques e dois escritórios coworking.

ESTACIONAMENTO

O complexo, projetado para garantir um baixo consumo de energia e a reutilização das águas pluviais, contempla dois pisos em cave destinados ao estacionamento. No total serão criados 230 lugares.

INCLUSÃO

O futuro edifício, alimentado por painéis solares, incluirá espaços multiusos que abrem portas à inclusão social. No exterior haverá três praças públicas e duas zonas de eventos.

AMBIENTE

Adaptado às condições climatéricas e ao nível médio do mar, o projeto contempla vários pátios e foi desenhado para proporcionar iluminação e ventilação naturais.

Vídeos