Quarteira vai ter três novos espaços de atividade física e lazer

2021-07-20

Serão três, os novos espaços que irão ser implementados na Freguesia:  Passeio das Dunas, Pereiras de Quarteira e zona residencial da Abelheira e Amendoeira.

No Passeio das Dunas, será construído um campo de basquetebol informal, de uso livre, equipado com duas tabelas (sendo uma delas tripla). Um espaço integrado e sustentado, que funcionará como elemento de dinamização e incentivo à prática de atividades ao ar livre e uma mais-valia para a melhoria da qualidade de vida, de todos os que que vivem ou visitam Quarteira.

Nas Pereiras, junto à igreja, numa área cedida pela Paróquia de Quarteira, irá ser criado um novo espaço para atividades em família. Para além de um parque infantil, este será também um lugar para treinar a forma física. Nesta zona, serão implementados equipamentos infantis, um circuito de equipamentos de fitness que permitirão a prática de exercício físico ao ar livre, zonas de espaços verdes e mobiliário urbano, como bancos e bebedouros.

Na zona residencial da Abelheira/Amendoeira, irá nascer uma área nunca antes vista, totalmente dedicada à atividade física e ao lazer. Num só espaço, irão surgir, um parque infantil, uma arena desportiva multiusos, composta por duas balizas e duas tabelas, para a prática de desportos com bola, uma zona com equipamento para exercícios de Street Workout e a novidade, pela primeira vez na freguesia, uma Pump Track, uma pista multiusos para equipamentos com rodas (skates, bicicletas, trotinetes e patins), com um circuito especificamente desenhado e projetado para o espaço em causa.

Segundo Telmo Pinto, Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira “Criar novos espaços de recreio e lazer ao ar livre, devidamente equipados, com segurança, destinados a toda a população, não só na zona central da cidade de Quarteira, como também nas diferentes periferias, é um dos nossos objetivos”. “Estas intervenções são sem dúvida uma mais-valia para a melhoria da mobilidade e qualidade de vida de todos os que aqui vivem ou nos visitam”, acrescenta.

Três projetos executados conjuntamente entre a Junta de Freguesia de Quarteira e a Câmara Municipal de Loulé, no âmbito da parceria com o Projeto Europeu “Healthy Cities”, que visam aumentar e melhorar as infraestruturas e equipamentos públicos da freguesia, contribuindo assim para o crescimento da qualidade de toda a comunidade.

Telmo Pinto conclui “São espaços como estes, que possibilitarão às crianças, aos jovens e às famílias, uma ocupação saudável dos tempos livres, um maior convívio entre si e um maior desenvolvimento social.